Abaixo deixamos uma seleção dos 10 artigos
mais bem posicionados pelo Google sobre jogos lúdicos para serem utilizados no
ensino das ciências com foco na disciplina de Química. Esperamos que esses
artigos deem inspirações para a confecções de novos artigos e/ou que lhe sirvam
de ferramentas para execução de trabalhos prazerosos de aprendizagem com seus
alunos em sala de aula.
USO
DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXILIO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Este trabalho faz um levantamento dos jogos
lúdicos já criados para o ensino de química que podem ser utilizados em sala de
aula, como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Os
jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma
mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é a principal causa
do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada
pelo professor, ao repassar os conteúdos. Apresenta forma diferenciada para
trabalhar os conteúdos de química através da utilização dos jogos como uma das
ferramentas que se pode lançar mão, facilitando a proximidade do aluno com o
conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da
sala de aula, auxiliando tanto o aluno como o professor a conquistar der seus
objetivos, de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona.
Endereço
Leia também:
JOGOS
NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE
AULA
Resumo
No ensino de química, os jogos têm ganhado
espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja
pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É
indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o
real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente
em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo
pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos
pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem
desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.
Endereço
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf
O
USO DE JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO 9º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho focaliza a visão dos alunos do
9º ano do ensino fundamental a respeito do uso de jogos em aulas de química e
sua influência no processo de ensino e aprendizagem, fazendo parte de um
projeto mais abrangente voltado para a inserção do lúdico no Ensino de Química.
Endereço
JOGO DIDÁTICO LUDO QUÍMICO PARA O ENSINO
DE NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: PROJETO, PRODUÇÃO, APLICAÇÃO E
AVALIAÇÃO
Resumo
Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais
para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo didático pode ser uma
alternativa viável para auxiliar em tal processo. Neste artigo discutimos as
etapas de projeto, produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Ludo
Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos. A função
educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao
verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e
prazer. Os aspectos lúdico e cognitivo presentes no jogo são importantes
estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a
motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o
professor.
Endereço
APLICAÇÃO
DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AUXILIO NAS AULAS SOBRE TABELA
PERIÓDICA
Resumo
Estudos e pesquisas mostram que o Ensino de
Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e
repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do seu
dia-a-dia. Muitas vezes, a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com
que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando, pois
o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. É bem visível a falta
de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de
Química e mais especificamente nas aulas sobre tabela periódica, por ser um
assunto extenso e nada atrativo na visão de muitos. Atualmente, os jogos
lúdicos estão sendo muito aplicados como proposta facilitadora para o processo
de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais
atrativas e dinâmicas. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo
verificar a aceitação e influência na aplicação de dois jogos didáticos pedagógicos
para auxiliar nas aulas sobre Tabela Periódica :o dominó periódico e o baralho
químico. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de Escolas
Estaduais da cidade de Campina Grande em visita a uma exposição desenvolvida
pela UEPB através dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Química na
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. A avaliação da influência da
atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que
avaliaram a aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram
graficamente representados mostrando que a atividade lúdica teve influência
positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Os jogos
didáticos são atrativos e de fácil compreensão que além de facilitar a
associação de nomes e símbolos dos elementos químicos, possibilita o
desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e
trabalho em equipe.
Endereço
OS
JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO
Resumo
A falta de motivação é a principal causa do
desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada
pelo professor ao repassar os conteúdos. Para despertar o interesse do aluno
para a aprendizagem é necessário o uso de uma linguagem atraente, capaz de
aproximá-lo o máximo possível da realidade, transformando os conteúdos em
vivência. Portanto, o objetivo deste trabalho é contribuir para com a educação,
demonstrando que os jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem,
de forma diferenciada, dinâmica e atrativa. Por meio de atividades lúdicas o
professor pode colaborar com a elaboração de conceitos; reforçar conteúdos;
promover a sociabilidade entre os alunos; trabalhar a criatividade, o espírito
de competição e a cooperação. O jogo exerce uma fascinação sobre as pessoas,
que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que
constitui de uma técnica onde os alunos aprendem brincando; no entanto,
queremos deixar claro, que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no
processo educativo. A intenção é criar jogos originais utilizando recursos de
custo baixo e muita criatividade para desenvolver conteúdos de diversas
disciplinas, propiciando uma interação entre elas, uma vez que estas podem ser
trabalhadas de forma interdisciplinar. Portanto apresentaremos dois jogos
envolvendo conteúdos de Química, possíveis de serem trabalhados em sala de
aula, com alunos de ensino médio, buscando uma metodologia inovadora e atraente
para ensinar de forma mais prazerosa e interessante. É válido ressaltar,
também, que os jogos apresentados neste trabalho são adaptados de jogos convencionais,
e estes, podem ser adequados a outras disciplinas, bastando que se aproprie dos
conteúdos.
Endereço
A
INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
Resumo
Este trabalho focaliza a nossa experiência na
construção e elaboração e aplicação de jogos e atividades lúdicas no Ensino de
Química, com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em escolas da rede
privada do município de Itabuna no estado da Bahia. Pretendemos apresentar e
discutir a avaliação realizada pelos alunos a respeito do uso dessas atividades
para facilitar a aprendizagem de conceitos químicos.
Endereço
JOGOS
DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
A utilização de elementos lúdicos é defendida
pelos pesquisadores, nos diferentes ciclos de ensino, como representação de
estratégias pedagógicas altamente proveitosas para o aprendiz para que ele possa
ter o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. Por isso
essas atividades não devem ser tratadas como algo incidental no processo
pedagógico. Tal ludicidade envolve desafios, isto é, problemas em que o sujeito
seja instigado a pesquisar e propor soluções.
Endereço
DADOS
ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Nas últimas décadas, os jogos didáticos vêm
ganhando espaço nas salas de aula, onde professores utilizam essa ferramenta
com a meta de complementar seus recursos educativos e tornar a aula mais
dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de
conhecimento, mas também como compartilhamento deste. Portanto, este artigo tem
como objetivos propor um jogo didático para o Ensino de Química na temática
nomenclatura das funções orgânicas, assim como relatar a experiência de
aplicação desse subsídio nas escolas do Ensino Médio em Natal, Rio Grande do
Norte. Após a aplicação do jogo durante as aulas, foram observados aspectos
como motivação e interesse dos alunos em descobrir a nomenclatura dos compostos
formados. Logo, tem-se que essa proposta teve seus objetivos atingidos,
concluindo-se que o jogo pode ser uma excelente alternativa auxiliar/complementar
no Ensino de Química.
Endereço
A
UTILIZAÇÃO DO JOGO “TABULEIRO QUÍMICO” COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Diante das várias dificuldades para se expor
o conteúdo da disciplina de Química e da vivência dentro da sala de aula,
tornou-se claro que a inserção de jogos didáticos no dia-a-dia dos estudantes é
de grande valia para contribuir com o melhor desempenho dos alunos na
disciplina. Com isso, podemos constatar que a utilização de jogos lúdicos pode
melhorar o ensino, a interação entre o professor e os alunos e ainda servir
como incentivo para o estudo da disciplina, visto que os jogos trazem o desejo
de vitória aos estudantes. Uma das prioridades na criação desses jogos foi a de
se obter bons resultados utilizando materiais de baixo custo para a criação dos
mesmos. Portanto, neste artigo iremos apresentar à utilização de um jogo
aplicado a disciplina de Química a alunos da terceira série do Ensino Médio, no
entanto isto não impossibilita a utilização deste jogo a qualquer outra série
sendo feita as devidas modificações.
Endereço
Nenhum comentário:
Postar um comentário
@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail!
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!