A matéria (a substância) pode passar por transformações. Essas
transformações podem ou não provocar mudanças significativas na estrutura da
molécula. Existem dois tipos de transformações: As transformações físicas e as transformações químicas.
As transformações físicas são
as mudanças passageiras ou reversíveis, isto é, podem ser desfeitas; a matéria
não sofre uma modificação em sua natureza, a substância continua sendo a mesma;
ela é apenas agitada, os átomos ficam desarrumados, reordenados. Este tipo de transformação sempre envolve uma mudança de estado físico, como fusão, ebulição, solidificação, condensação; seja por meio da variação de temperatura ou por meio da pressão.
ela é apenas agitada, os átomos ficam desarrumados, reordenados. Este tipo de transformação sempre envolve uma mudança de estado físico, como fusão, ebulição, solidificação, condensação; seja por meio da variação de temperatura ou por meio da pressão.
Exemplos: evaporação de um líquido, derreter um sólido, ou condensar um vapor.
As transformações químicas
são quando ocorrem as mudanças mais profundas, frequentemente irreversíveis,
isto é, torna-se difícil e as vezes impossíveis de retornar à situação inicial.
Esse tipo de transformação sempre envolve uma reação química.
Exemplos: queimar uma folha ou cozer um alimento.
Como saber se ocorreu uma reação química?
Bem, para que a matéria passe por um fenômeno químico (transformação
química) é necessário que a substância sofra uma mudança na natureza da
molécula, ou seja, tem que haver uma reação química.
Antes de mostrar alguns indícios de como ocorre ou não uma reação química,
é importante você entender os pré-requisitos para uma reação acontecer.
Leia também:
@ Tipos de Reações Químicas;
@ Materiais de Laboratório de Química: Parte I;
@ O Petróleo da Camada Pré-sal e seus Desafios;
@ Normas e Símbolos de Segurança no Laboratório de Química;
@ Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?;
@ Por que o ovo flutua numa solução de sal? E murcha numa solução de açúcar?
@ Tipos de Reações Químicas;
@ Materiais de Laboratório de Química: Parte I;
@ O Petróleo da Camada Pré-sal e seus Desafios;
@ Normas e Símbolos de Segurança no Laboratório de Química;
@ Por que os sólidos são “duros”? E os líquidos e gases são “moles”?;
@ Por que o ovo flutua numa solução de sal? E murcha numa solução de açúcar?
Para que haja uma reação química é necessário que os reagentes tenham uma certa afinidade, além da afinidade entre as moléculas, tem que
acontecer um contato entre elas, este contato tem que gerar um choque efetivo,
que gere uma energia tal que rompa as ligações e novas outras sejam formadas,
obtendo assim novas substâncias.
Como reconhecer uma transformação química? Quais os indícios de que houve uma reação química?
Não é difícil de saber se ocorreu ou não uma reação química. Para isto,
deve-se observar algumas visíveis modificações. Veja as principais modificações
que ocorrem caso haja uma reação química:
- Formação de um precipitado: ocorre quando
se misturam dois líquidos, por exemplo, e forma-se um sólido e um outro
líquido, só que este sólido não se dissolve.
- Mudança de cor: ocorre
quando uma grade enferruja, um fruto amadurece ou a misturas de reagentes
formam cores diferentes das originais.
- Liberação de gases: acontece
quando se misturam duas ou mais substâncias, e a reação entre elas liberam
bolhas. Exemplo: a efervescência de um comprimido antiácido na água.
- Liberação de fumaça: durante
a combustão de carro a fumaça liberada é resultado de reações químicas.
Os químicos representam o que aconteceu na prática através das equações
químicas. A equação tem que está balanceada, ou seja, a quantidade de átomos no
lado esquerdo da equação tem que ser igual a quantidade de átomos da direita.
C2H2O(l) + 3
O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v) +
energia
(equação que representa a queima do álcool no motor de um carro)
Para finalizar o texto, pergunto: você
sabe a diferença entre reagir e misturar?
A simples mistura de dois ou mais componentes nem sempre implica numa
reação química. E sendo assim, dizemos que houve um fenômeno físico ou uma
transformação física.
Exemplo: misturar areia e barro, pó de ferro misturado à farinha, água e
sal.
Agora, quando se misturam substâncias e dessa mistura resulta numa
reação química, dizemos que reagiu.
Espero ter contribuído com mais um texto explicativo sobre os tipos de
transformações físicas e químicas, bem como, saber como ocorre uma reação química e
como identificar e aprender a diferença entre misturar e reagir.
Adicione um comentário a este texto e inicie uma reação em cadeia.
Olá Multiplicador Marquecomx, convido você a conhecer os blogs que são destaques no “Top Caneta” deste mês.
ResponderExcluirSaiba mais no link:
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/07/educadores-multiplicadores-do-mes-de.html
Obrigado pela parceria e pela amizade. Fique na paz e até breve.
Boa noite professor Marque, vim agradecer o carinho da sua visita e participação no meu blog que está nascendo. Hoje estou feliz! ja fui presenteada com uma linda divulgação do blog professores multiplicadores deo conhecimento. Acabei de postar em minha página. Obrigada, Volte sempre, levarei o seu selinho. Bjuss
ResponderExcluirOlá Adriana, conheci seu blog e certamente já é um sucesso!
ExcluirQuanto a parceria com o blog Educadores Multiplicadores, saiba que ela é (e sempre será) justa, sincera e dá a possibilidade de seu blog está sempre em destaque naquele espaço, dedicado a todos nos educadores.
Volte sempre! Paz.
Boa noite!!
ResponderExcluirParabenizar pelas belas postagens
desse Blog é maravilhoso
Para quem estuda é otímo, e para quem
não estudo é um prazer aprender
Deixo um abraço pelo carinho
no meu Blog
Bjuss
Rita!!!!
Que prazer Rita, receber seus elogios! fico muito feliz com suas palavras.
ExcluirVolte sempre! Paz.
Boa noite Marquecomx. É muito gratificante conhecer o seu primoroso trabalho e aprender com os textos muito bem explicitados. Mesmo para mim que nunca tive afinidade com a química foi fácil perceber a diferença entre uma transformação e uma reação química. Se você me deixar de fora das equações posso salientar que compreendi com clareza. Obrigada pela sua encantadora visita e seus deliciosos elogios. Não tenho livro impresso. Nem ousei pensar nesta possibilidade porque sou aprendiz de poetisa. Quando meus poemas forem relevantes quem sabe eu pense neste assunto. Mas valeu o incentivo. Muito obrigada. Um caloroso abraço
ResponderExcluirGracita
Oí Poeta, gratificante mesmos são suas palavras, sua presença rimam meus textos! Alegro-me saber que tenha gostado da explicação.
ExcluirVolte sempre, paz!
Bom dia, querido amigo Profº Marque!! Que hoje seja produtivo e cheio de alegrias, com farturas de amor e realizações!!
ResponderExcluirVim agradecer a sua visita e participação no meu blog. Vote sempre, você será bem vindo!!!!Abraçoss
olá Adrina, seja muito obrigado pelo carinho! Desejo pra você o mesmo.
ExcluirVoltando nessa tarde para agradecer
ResponderExcluirsua presença sempre carinhosa, no meu Cantinho, tbém quero elogiar seu post..As belas amizades são para sempre..E agradecer é um sentimento
que adoro ter comigo
Abraços com carinho
Rita!!!!
Muito bacana este post vivendo e aprendendo..rs
ResponderExcluirps: acho que não falei, adc com meu novo perfil pois o outro travaou.
Oí Meninas,
Excluir@ Rita e Patrícia, saibam que nosso blog se enriquece com suas presenças! voltem mais vezes e iluminem este cantinho que é nosso!
Graças a parceria muitos amigos tem seguido o meu blog. Obrigado amigo por cooperar com esta obra.
ResponderExcluirOi espero que esteja bem.
ResponderExcluirAnda meio sumida. Arrume um tempinho e venha fazer uma visitinha.
Bju
Jesus te ama.
vim conhecer o blog e ja sou seguidora
ResponderExcluirblog: http://josi-artesanato.blogspot.com.br
e-mail: josiane_sfarias@hotamail.com
Bom dia!
ResponderExcluirPassei para agradecer sua presença e comentário em meu blog.
Eu também estou te seguindo.
Parabéns pelo blog que é muito educativo.
abração
Boa tarde!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho aqui postado.
Já estou seguindo e levando o selinho.
Gratíssima.
www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br
olá multiplicadoras,
Excluir@ Edina, obrigado pela sua presença! Seu Portal está lindo, parabéns.
@ Toninha, que bom que esta na ativa! Estava sentindo sua falta, volte sempre!
@ Josi, fico que que gostou, obrigado!
@ Elza, seja muito bem vindo e espero que tenha gostado e que volte mais vezes!
@ Ivaneide, sua vinda é o estimula-me a procurar produzir textos que sejam de alguma utilidade!
A todos meu muito obrigado.
Boa tarde professores, educação, comunidade escolar, comunidade cidadã.
ResponderExcluirEstou fazendo parte de uma comissão de estudos de um Plano de Ações
Articuladas - PAR, direcionadas para Existências de ações para a superação do abandono e da evasão escolar.
PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos — 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
Por ser articulado, faz-se necessário envolver várias secretarias, escolas, programas e comunidade local para que em parceria, possam elaborar um documento final para evitar a evasão escolar.
Estamos nos reunindo quase que diariamente, porque são vários segmentos pertinentes a esse tema.
Uma pergunta? Alguém tem alguma experiência que possa informar aos norte-rio-grandenses?
Meu blog é: www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br
Aguardo informações.
Obrigada
Muito bacana a organização do blog, além das novidades!
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirVim conhecer seu Blog e achei muito interessante. Parabéns pelo seu trabalho.
Estou te seguindo.
Abraços
http://professoracleides.blogspot.com.br/
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/
Muito bom esse blog! Tenho um amigo que acabou de se formar em Química, vou recomendar para ele e os colegas. É útil para nós todos. Um bom dia!
ResponderExcluirJussara
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br
olá Educadores,
Excluir@ Ivaneide, muito obrigado pela visita;
@ Ana claudia, seja muito bem vinda e obrigado pela sua opinião.
@ Cleide, que bom que gostou, fico muito contente com suas palavras. volte sempre, obrigado.
@ Jussara, são pessoas como você que nos fortalecem e nos encorajam para continuarmos a escrever nessa blogosfera de grandes talentos. Muito obrigado!
Parabéns pelo trabalho!!! Já sou seguidora com o outro blog!!!
ResponderExcluirVou recomendar para outros amigos!!!! Fica com Deus!!!!
Iolanda (Yoly)
http://umminutocomyoly.blogspot.com.br/
Muito bom o seu blog.. tá de Parabéns!!!
ResponderExcluirTem muita coisa de Geoquímica e como sou Geógrafo, usarei como fonte de pesquisa. olhe depois esse post do meu blog.. http://blogaodolobao.blogspot.com.br/2008/04/video-aula.html
olá Educadores,
Excluir@ Yoly, fico muito feliz com suas palavras e o incentivo que nos oferece.
@ Lobão, muito obrigado pela visita. E vou sim, agorinha!
Muito obrigados a todos vocês educadores/multiplicadores que comentam o blog.
Mayara do primeiro C do olivina olivia:Mayara : MnAuYAsRaAl
ResponderExcluirMn:manganês
Au:ouro
Y:ítrio
As:arsênio
Ra:rádio
Al:alumínio
Diego Alves do primeiro C do olivina olivia: DeIEuGdo
ResponderExcluirDs: darmstáodtio
I:iodo
Eu: európio
Gd:gadalinio
O:oxigênio