Não é mais novidade de que as tecnologias e
informações digitais estão presentes na vida da grande maioria da população
brasileira, especialmente quando pensamos numa sala de aula. Hoje,
praticamente, todos os estudantes têm sofisticados celulares em suas mãos, e
boa parte deles com acesso ilimitado a internet. De posse desses dois itens o
aluno poderá conhecer novos horizontes e aumentar suas possibilidades de
aprendizagem. Agora, será que a escola e os professores estão preparados para
utilizarem as tecnologias de informação e comunicação, as TCIs, como
ferramentas para o ensino?
Bem, é sabido no meio educacional que o MEC em parceria com a UNESCO vem implantando e desenvolvendo diversos programas através de políticas públicas educacionais, objetivando a melhoraria da educação no Brasil, a exemplo do Programa Banda Larga nas Escolas, Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), o Banco Internacional de Objetos Educacionais, o Domínio Público, o Projetor ProInfo e Um Computador por Aluno (UCA).
Muito embora, o MEC crie esses programas e tal,
sabemos que na prática as coisas não funcionam nos moldes de como estão descritos
no papel. Vamos exemplificar:
Programa Banda Larga nas Escolas – as poucas
escolas que possuem esse recurso, apresentam capacidade limitada de distribuição
do sinal de internet e baixa velocidade, não permitindo ao aluno acessar ou
baixar documentos ou vídeos a uma velocidade satisfatória que possibilite ao
professor dá sua aula de maneira continua, pois a internet é muiiito lennnnnta,
isto quando ela está disponível, o que não ocorre na maioria das vezes.
Domínio Público - o Portal Domínio Público propõe o
compartilhamento de conhecimentos, colocando à disposição de todos os usuários
da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual que deverá se constituir
em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em
geral. Ótimo, ele de fato vem contribuindo muito para o aprimoramento em
relação as dicas de materiais e a abordagem dos conteúdos em sala de aula.
Agora, será que todos os professores têm e/ou sabe manusear um computador e/ou
programas? Será que todos os professores têm acesso uma boa internet em suas
casas para planejar suas aulas?
Leia também:
Um Computador por Aluno (UCA) – onde? Cadê? Talvez
os alunos de alguma turma (ou alguns alunos) de uma escola ou outra tenham
recebido computadores. O que de fato aconteceu (ou ainda, acontece) de forma
esporádica, é a distribuição de tablets para algumas turmas de algumas escolas.
Agora, me responda novamente, a sua escola e os professores estão preparados
para utilizarem as tecnologias de informação e comunicação, as TCIs, como
ferramentas para o ensino aprendizagem? Porque de nada adianta colocar um tablet
na mão de um aluno se ele não souber ou não for ensinado a utilizar a favor de seu
aprendizado!
O mais curioso nesse programa é que, esses tablets são
distribuídos para escolas que se quer têm internet, pelo menos não na prática! Logo,
o uso se limita, basicamente, a leitura. É claro que o aluno poderá, se quiser
e souber, fazer uso da internet de sua própria casa, caso a tenha internet.
Ao meu olhar, pensando na possibilidade de oferecer
ao professor ferramentas que o possibilite executar uma aula melhor de maneira
dinâmica e prazerosa para aluno, o MEC deveria ter investido em projetos e
computadores para as salas de aula. Me responda, se com o dinheiro investido em
40 tablets distribuídos em uma sala de aula, não teria dado para investir em 1
projetor e 1 computador por sala? Será que de posse desses instrumentos, os
professores não ensinariam de forma mais ampla e explorariam mais os conteúdos?
Os alunos não teriam um prazer maior pelo aprendizado? Aula não se tornaria
menos chata e cansativa, a vista do aluno? Onde o dinheiro teria sido melhor
aplicado?
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
(ProInfo Integrado) – um dos problemas que vejo neste programa é que, a sua
aplicação não está voltada para o uso das TCIs na educação, e sim, para ensinar
ao professor a manusear um computador e alguns programas básicos de
informática. Mas, isto é importante? Claro que é muito importante, porém, o
programa não faz distinção daqueles professores que já dominam o básico da
informática, e até um pouco mais. A esses já deveriam passar para uma próxima
etapa, a de ensiná-los e orientá-los a utilizarem o uso das TCIs na sala de
aula, como mais um meio eficaz para o ensino-aprendizagem.
Leia também:
(In)Felizmente, se percebe que algo novo vem
acontecendo nas escolas e que nem as escolas e nem os professores, ainda, não
têm meios ou não sabem como lidar com tal situação, que é o uso do celular
durante as aulas. Relatos de vários professores mostram que é quase impossível
conscientizar o aluno para que ele não acesse as redes sociais, pelo menos duas
vezes, durante as aulas. Hoje em dia se observa, que o celular faz parte da
vida de muitos jovens. Eles têm o celular como algo necessário, como a roupa ou
mesmo o alimento que consomem. O uso do aparelho celular é algo indispensável,
na visão do estudante, seja qual for a sua finalidade.
Sendo assim, o “Brasil precisa melhorar a
competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e
informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TICs
afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país. As TICs
nas escolas precisam ter como o objetivo o de melhorar a qualidade do processo
ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência
natural da utilização frequente dessas tecnologias”, afirmam dirigentes da UNESCO.
Existem diversos pontos, os quais devem ser levados
em conta quando se procura responder a questões como: “como as TICs podem
ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de
"educação para todos e ao longo da vida"? Como elas podem
propiciar melhor equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na
educação? Como ela pode contribuir para reconciliar universalidade e
especificidade local do conhecimento? Como pode a educação preparar os
indivíduos e a sociedade de forma a que eles dominem as tecnologias que
permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito delas?”
Leia também:
Apesar de não ser coisa nova, o uso de computadores
na educação, e que o MEC vem trabalhando para melhorar a educação no Brasil, a
própria UNESCO alerta e aponta algumas soluções para o uso eficiente das TICs
na educação dos estudantes:
Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um
contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos
podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
Segundo, as TIC, como qualquer ferramenta, devem
ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais
Terceiro, várias questões éticas e legais, como as
vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação
como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural,
interferem no amplo uso das TIC na educação.
O que você tem a dizer do uso das TICs em sua
escola e sobre as aplicações de alguns programas do MEC?
Um mol de abraços... volte sempre!
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