Créditos/Foto: internet |
Você já parou para pensar o quanto já se reclamou de ter que estudar? E do tempo gasto com o estudo? Creio que passamos mais tempo reclamando do que de fato estudando!
Como diz, um ser humano deve agir de acordo com sua consciência. E para isso, ele precisa ampliar esta consciência de todas as formas possíveis: conversar, observar, realizar, questionar, afirmar, ler, escrever, etc.
Tudo isso faz parte do que chamamos de estudar. E estudar, antes de qualquer coisa, é uma busca pela ampliação da consciência para que possamos fazer as coisas melhores do que já fazemos e buscarmos novos saberes.
😂 O amor e a química;
😎 Já podemos beber água do mar;
😝 É possível ferver a água sem aquecê-la?
Os estudos também nos ajuda a decidir com mais clareza o que fazer, não só em cada pequeno problema de matemática, mas na realização de grandes planos para nossa vida.
Tudo isso faz parte do que chamamos de estudar. E estudar, antes de qualquer coisa, é uma busca pela ampliação da consciência para que possamos fazer as coisas melhores do que já fazemos e buscarmos novos saberes.
😂 O amor e a química;
😎 Já podemos beber água do mar;
😝 É possível ferver a água sem aquecê-la?
Os estudos também nos ajuda a decidir com mais clareza o que fazer, não só em cada pequeno problema de matemática, mas na realização de grandes planos para nossa vida.
Quando éramos pequenos, “achávamos uma obrigação imposta por nossos pais, irmos à escola”, e talvez ainda não tenhamos percebido a importância deste ato, nem tão pouco compreendido por que nossos pais queriam que fossemos estudar.
Assim que chega à adolescência, achamos que as nossas vontades, razões, são superiores as dos nossos pais; engano nosso. Mas mesmo assim muitas das vezes passamos por cima de todos os conselhos daquelas pessoas que só querem nos orientar, que são os nossos pais e os nossos professores. Muitas das vezes só vamos para a escola brincar, se divertir, e deixamos de lado o verdadeiro sentido de estudar que é descobrir novos saberes e aprimorar os que já possuímos.
Terminando o ensino médio, nos trancos e barrancos, queremos sempre que o professor nos dê uma ajudinha, e ainda bem que têm alguns professores “camaradas” que nos ajudam, além de ensinarmos, é claro. E para felicidade de muitos, chegamos à universidade.
Na universidade, os professores não conseguem dá uma atenção como gostaríamos, e quase sempre ficamos com muitas dúvidas, e temos que procurar solucioná-las, vencendo todos os obstáculos que são impostos a nossa vida acadêmica.
É aqui, na universidade, que nos lembramos dos nossos professores, que antes chamávamos de carrascos, de malvados, para não citar algo pior. Na escola tinha todo um atendimento personalizado por parte dos professores, durante as aulas.
Quando estamos por concluir o curso é que começamos a enxergar, se o curso que escolhemos é o que realmente queremos para nossa vida profissional.
Chegam os frutos de tantos dias maus dormidos por causa dos estudos, que é nosso trabalho. E aí cai à ficha! E descobrimos a razão de tanto estudarmos.
Após a nossa formatura ou quando passamos pelas dificuldades da vida é que reconhecemos o porquê de nossos pais e professores pegarem tanto em “nosso pé”.
Bem verdade que conhecemos alguém que venceu na vida, sem ter si formado, ou que muitos formados não venceram na vida porque não fizeram a escolha do curso certo. Também é verdade que podemos aprender fora da escola, mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo, pois nela temos educadores comprometidos com o nosso futuro. A escola tem o objetivo de preparar para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.
Sendo assim, precisamos saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar, sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e nem “conhecimento”. Temos que estudar para ter o que mostrar e provar, a si mesmo, e para as pessoas que nos orientam/orientaram! Que podemos evoluir academicamente.
A vida nos ensina que a melhor maneira e a mais segura de termos um futuro digno são através dos estudos. Pode ser cansativo, muitas vezes queremos jogar a toalha, mas quando conseguimos vencer, isto sim é prazeroso. É muito mais que isso; é ter na consciência o prazer de dever cumprido. É estar pronto para caminhar sozinho, nesta vida de dificuldades e de muita concorrência, agora sob os olhares atentos de nossos pais, agradecidos por nossas realizações.
Então, para que estudar?
Faça uma reflexão sobre o assunto: Se desejar não continuar os estudos e parar hoje e ser quem você é, daqui há alguns anos, certamente não estará tão longe de onde parou na caminhada. A verdade é que se você não quiser estudar, ninguém vai te obrigar. Porém, fique sabendo que: quem para de caminhar, estaciona na vida, para no mesmo lugar, não tendo nada a oferecer a si mesmo e nem a ninguém!
E você querido leitor, o que acha? Por que devemos estudar? Deixei uma frase sobre a importância dos estudos para a vida.
Qual o momento exato em que começamos a decidir a nossa vida.Quem testou nossos pais, pra saber se seriam capazes de escolher o melhor pra gente! Quando eles escolhe nosso colégio sera que eles tem a consciência, de que esse lugar vai marca na nossa história pra sempre!
ResponderExcluirOlá Demilly, eu acredito que nossos pais fazem o que estão ao alcance deles. Infelizmente por eles não conhecer mais ou não ter tempo para dar atenção aos filhos, as vezes erram. Abraços.
ExcluirQue transa demilly
ExcluirEstudar para vida preparar-se para vida, porque a vida é um jogo e ninguém disse que seria justo. Nawhã
ResponderExcluirTodos devem ser beneficiados do estudo.
ResponderExcluirUlisses Meireles Rodrigues
Estuda é o único recurso para alcançar nossos objetivos profissionais.luanna
ResponderExcluirPara ter uma boa qualificação no mercado de trabalho.
ResponderExcluirIanca Ariane
O estudo é a semente do futuro! carolina
ResponderExcluirPara ser um heroi pra si mesmo
ResponderExcluirEsutudar para garantir um futuro melhor para nós mesmos... Jéssica M.
ResponderExcluirFaçam com que nossos estudos valam a pena.
ResponderExcluirO estudo hoje é a porta de entrada para o conhecimento do amanhã.
ResponderExcluirLidiane
estude para ter seu futuro em mãos vitoria
ResponderExcluir"A sabedoria não ocupa espaço, mas agente leva pro retso de nossas vida"
ResponderExcluirFico feliz com a palavras sábias de todos. Voltem sempre, abraços!
ResponderExcluirtudo que e bom tem om tempo certo pra cer inesquecivel!
ResponderExcluirTuodo que e bom tem o momento necessario para ser inesquecivel.Entao temos que aproveitar o maximo a vida pois ela so e uma!
ResponderExcluirminha vida toda espera algo de mim!!
ResponderExcluirEstudar é a ação de tentar aprender algo que não se sabe ou que se deseja saber mais. Ricardo de Freitas
ResponderExcluir"Nunca deixe pra fazer amanha o que você pode fazer hoje...Um Exemplo:ESTUDAR"
ResponderExcluirElisa BORGES
Desde que eu me entendo por gente estou estudando, este ano estou terminando uma etapa que para mim é muito importante e no mesmo tempo que penso que agora vou descansar, ñ é verdade estou super preocupada procurando mais e mais cursos que fazer. Com estudo já é difícil imagina sem ele.
ResponderExcluirMuito boa reflexão! Um bom domigo!
ResponderExcluirOlá...obrigada pela visita e palavras de estímulo a bela parceria neste projeto de Multiplicar Conhecimento.Estou muito contente com este trabalho.
ResponderExcluirQuero também parabenizar pelas postagens em Educação.
Com certeza...estudar vale muito.
Estudar e aprender sempre.
Acredito nisto.
Conte comigo.
WWW.rosangelaprendizagem.blogspot.com
O estudo deve ser um processo natural. As crianças nascem naturalmente curiosas e cheias de vontade de aprender o mundo à sua volta. Parte de nós sociedade manter nelas essa vontade e curiosidade ao longo do seu crescimento. Se mantivermos, teremos uma sociedade de adultos amantes do estudo e conhecimento.
ResponderExcluirEstudar é conhecer.
ResponderExcluirO Conhecimento não ocupa espaço.
O conhecimento enriquece.
O conhecimento é o bem maior que podemos adquirir.
Seria tão bom se os pais também realizassem esta reflexão sobre a importância dos estudos...
ResponderExcluirNa vida podemos perder tudo, nossa família (que pode ser vitima da violência), nossa liberdade(como os presos inocentes), nossa saúde, nosso trabalho (junto nosso dinheiro), a única coisa que ninguém tira de nós e nosso conhecimento, isso vamos carregar a vida inteira.
ResponderExcluirO verbo estudar combina com o verbo crescer. Não há crescimento sem estudos. O ser humano é um ser de aprendizagem. A todo instante estamos aprendendo.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Adorei este post, bem como o blog que conheci através do EM. Procurei um post para ler e comentar e escolhi este. Amei, especialmente neste início de ano letivo. Reflexões muito oportunas.
ResponderExcluirParabéns
Olá Irivan!!!!
ResponderExcluirEu avisei que estaria na medida do possível, fazendo essas visitas pelos blogs e, aqui estou!!!!
O
htttp://www.matemagicasenumeros.blogspot.com.br
Também, concorda coma afirmação de que.... o estudo é a chave da sabedoria!!!!
Para fazermos uma colheita boa, devemos antes, prepararmos e muito bem, o terreno aonde iremos plantar os nossos produtos agrícolas!!!! Assim, também preparar o terreno dos nossos cérebros, através do estudo, repetitivo, sistemático e dinâmico, para sermos donos dos nossos destinos no futuro!!!! Eu diria que... o estudo está para o pensar, assim como, o agir está para o viver vitorioso!!!!
Um abraço!!!!!
ResponderExcluirEstudar para manter a mente aberta, conhecer o mundo através dos livros
e fazer a diferença.
O CRIDOR(A) ESTÁ DE PARABÉNS
ResponderExcluirOs estudos são importantes principalmente na adolescência em minha sincera opinião, é o marco inicial para uma vida lá fora. Como muitos que já viveram dizem: Nossos pais, nos preparam para a escola e a escola nos prepara para a vida. Inicialmente, adoramos ir para a escola conversar e criar laços de amizades, mas será esse seu objetivo? Será que a conversa em fora de hora, atrapalha a nossa aprendizagem? Adorei o seu blog, você sabe escolher as palavras!
ResponderExcluirNo meu ver, os estudos não tem quase nenhuma ou nenhuma relação direta e correta com o mercado de trabalho e nem com o tipo de crescimento pessoal em que a maioria das pessoas tanto falam, pois vai além disso. É quase completamente errado, na maioria dos casos, dizer que o conhecimento que o estudo nos trás é importante segundo o modelo de educação vigente em nosso país, pois o conhecimento sobre matérias de ciências exatas são de minima importância para o crescimento pessoal que, na verdade, significa evoluir pessoalmente, ou seja, evoluir de acordo com o que se deseja. Logo, os estudos devem ser muito mais voltados a matérias de ciências humanas e sociais, pois essas sim contribuem no crescimento pessoal geral, pois ao compreender historia, por exemplo, o indivíduo é capaz de ter um olhar critico sobre política e cultura. Da mesma maneira ocorre com a sociologia, diretamente relacionada a historia, que faz o indivíduo adquirir uma ampla e critica visão sobre tudo o que envolve sociedade. Isso tudo contribui para a formação de um indivíduo pensador e critico, capaz de relacionar tudo o que aprendeu em uma única coisa com um ou mais propósitos. Os estudos tem como real objetivo expandir a mente nas mais possíveis direções, e principalmente formar um cidadão educado, ou seja, de mente aberta e pensativa, sempre vendo detalhe em qualquer coisa de um mundo tao cheio.
ResponderExcluir0 estudo é tão importante e prioritário,para a vida,porque através dele nos preparamos,para vida tendo um futuro cheio de esperanças e de realizações,portanto valorize os seus estudos,porque eles podem levar-te,para os mais altos níveis dos conhecimentos humanos,realizando e alcançando outras conquistas e vitórias em tua vida.
ResponderExcluirEstudas Para O Seu Futuro Nao Se Complicar
ResponderExcluir