A medida do pH do solo é muito importante na agricultura. O fato é que, cada vegetal cresce melhor em um determinado valor de pH.
Duas espécies que requerem solo ácido são a erva-mate e a mandioca, uma vez que são nativas da América, onde predominam solos ácidos. Culturas como a soja, alfafa, algodão e feijão são menos tolerantes à acidez do solo, ou se adaptam e crescem melhor em solos corrigidos com calcário (CaCO3), cujo pH se situa na faixa de 6,0 a 6,2.
Leia também:
@ O amor e a química
@ Já podemos beber água do mar
@ Uma cenoura que parece um pé humano
@ É possível correr sobre a água e não afundar?
@ A importância da água para a vida do planeta
@ Transformações Físicas e Químicas: Como saber se ocorreu uma reação química?
Observação: pH menor que 7,0 tem caráter ácido; pH igual a 7,0 tem caráter neutro; pH maior que 7,0 tem caráter básico. Lembrando que esta medição é feita numa escala que varia de 0 até 14.
O pH do solo não influencia apenas no crescimento dos vegetais. A hortênsia, por exemplo, produz flores azuis em solos ácidos, e flores rosa em solos alcalinos.
Muito interessante a influência do ph nas cores das flores da Hortênsia.
ResponderExcluirAbs.
Odete - AJO Ambiental
Olá Irivan!
ResponderExcluirConversando com o meu filho sobre a influência do ph do solo nas cores das flores da hortênsia, ele observou que houve um engano no ph > 7 que tem caráter básico ao invés de ácido.
Grata.
Odete
Olá Odete, como vai?
ResponderExcluirÉ verdade, pH maior que 7 tem caráter básico. Agradeça ao seu filho por mim. Obrigado.