O índice de octanagem de um combustível
indica o desempenho desse combustível sob as condições de funcionamento do
motor. Portanto, quanto maior for o índice de octanagem, melhor será o
desempenho do motor em que ele for utilizado. O uso de uma gasolina com baixo índice de
octanagem resulta em perda de potência do motor do veículo e aumento dos gastos
com combustível; o que contribui para um impacto negativo no meio ambiente.
O funcionamento de um motor de motocicleta ou de
automóvel baseia-se no aproveitamento da energia liberada na reação de
combustão.
Pra entender melhor o funcionamento de um motor, assista ao vídeo.
A combustão ocorre dentro do cilindro do
veículo, onde a mistura de ar e combustível é pressurizada e depois explodida
por meio de uma faísca produzida pela vela de ignição.
Para o melhor rendimento possível, o
combustível deve explodir no momento correto, quando a vela solta a faísca.
No caso da gasolina, que é uma mistura de
hidrocarbonetos, nem sempre isso acontece. Alguns componentes, como o heptano,
explodem antes da faísca, enquanto outros, como o iso-octano, explodem no momento
exato.
Para classificar a qualidade da gasolina, foi
criada uma escala. A uma gasolina que apresenta o mesmo rendimento do
isooctano é atribuído o índice de octanagem 100. A uma gasolina que tem o
mesmo rendimento do heptano é atribuído o índice de octanagem 0 (zero). Uma
gasolina com índice de octanagem 80 tem o mesmo rendimento de uma mistura de
80%, em volume, de iso-octano e 20% em volume de heptano.
O valor de octanagem de um combustível pode
ultrapassar 100, muitas das vezes com a ajuda de aditivos (antidetonantes), como
o etanol. Combustíveis de elevada octanagem são utilizados para finalidades
especiais, como a aviação, por exemplo.
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