Exploração, Transporte e Vazamentos de Petróleo

Exploração do petróleo

A exploração do petróleo compreende três importantes passos: localização de bacias sedimentares, as perfurações e, por último, a extração.
 
O ponto de partida na busca do petróleo e a prospecção. Nessa fase, o solo e o subsolo são detalhadamente analisados. Diversas informações sobre a formação do terreno são fundamentais para determinar a probabilidade de existir ou não petróleo no local estudado.
 
Caso as análises do terreno indiquem a existência de petróleo, ocorre a perfuração de um primeiro роço. Ao ser comprovada a existência de petróleo, outros poços são perfurados para avaliar a extensão da bacia.
 
Essa avaliação determina a viabilidade comercial da extração do petróleo descoberto. Caso seja viável, os vários poços perfurados formam um campo de petróleo.
 
Após essa análise de viabilidade, começa a fase da extração. No início, o petróleo pode vir espontaneamente à superfície por causa da elevada pressão dos gases do interior da bacia.
 

Dependendo de como o petróleo se formou, ele pode vir acompanhado de água salgada e gás natural (mistura gasosa composta principalmente de metano, CH4). Com a redução da pressão, são utilizados equipamentos, como o cavalo de pau, para bombear o petróleo para a superfície.
 
Os trabalhos em mar seguem a mesma metodologia aplicada em terra, mas com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda.
  

O transporte do petróleo

Para levar o petróleo para as refinarias e das refinarias para as indústrias, são utilizados oleodutos, gasodutos, navios petroleiros e terminais marítimos.
 
Oleodutos e gasodutos são sistemas que transportam, respectivamente o óleo e o gás, por meio de tubos subterrâneas.
 
Por causa do imenso tamanho, os navios petroleiros não podem atracar nos portos convencionais. Para essas embarcações, são utilizados terminais marítimos para a transferência da carga dos navios para a terra, e vice-versa.
 
Esses navios são tão grandes que a sua tripulação utiliza bicicletas para atravessar o convés!
 
A vantagem é que eles possibilitam transportar elevados volumes de combustível por longas distâncias. Muitas vezes, o comércio é feito entre países de diferentes continentes.
 
Entretanto, embora seja vantajosa economicamente, o transporte marítimo do petróleo apresenta falhas e é responsável por danos ambientais que chegam a ser irreparáveis.
 

Vazamentos de petróleo
 
Derramamento de petróleo são graves acidentes que geram poluição ambiental; esses acidentes são de difícil contenção e remediações por alguns fatores, como a quantidade de petróleo e o espalhamento que ele apresenta nos oceanos.
 
Os vazamentos que derramam petróleo no ambiente podem acontecer em navios petroleiros, nas plataformas utilizadas para extração de óleo e nos oleodutos que servem para fazer distribuição do produto. Em geral, os vazamentos ocorrem devido a falha ou danos em alguns equipamentos, mas eles também podem ocorrer devido a falhas humanas nos processos de extração e transporte do petróleo. Por exemplo, se a pressão exercida para a retirada do petróleo do reservatório for excessiva pode ocorrer uma fissura no assoalho, permitindo o vazamento.
 
Quando esse tipo de evento acontece nos oceanos, grande quantidade de petróleo e lançada na água ocasionando a formação de manchas escuras. O petróleo é espalhado devido as correntes marítimas e também pelas correntes de ar.

Em seguida, leia também:
Devido à baixa densidade, o petróleo se mantém na superfície, o que dificulta a oxigenação da água e, consequentemente, prejudica os peixes e a alimentação das aves. Os danos causados pelo derramamento de petróleo são severos, já que ele é uma mistura extremamente tóxica que pode acarretar a morte das espécies marinhas e impactar a população que vive na região do acidente, além de diversos outros problemas.
  
Auxiliadores de postagem:
Texto adaptado de Lisboa, Júlio Cezar Foschini – Ser Protagonista.
Fotos produzidas por IA – Nano Banana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a DIFERENÇA entre grau INPM (°INPM) e grau GL (°GL)?

Por que devemos estudar? Qual a importância dos estudos na vida das pessoas?

Não deixe de ler, você vai conseguir

Laboratório de Química: Normas de Segurança

Tabela Periódica em imagens: aprendizagem significativa de David Ausubel

Qual a importância dos estudos? Por que devemos estudar?

Mergulho Submarino e a Embriaguez do Nitrogênio