Titulo: Presta atenção, menino.
Diariamente os professores lutam contra um mal que assola a sala de aula: “a falta de interesse“ do alunado. Por mais que a aula seja dinâmica, não é possível obter 100% de êxito com aplicação do plano de aula.
A falta de interesse para com as disciplinas é relativo ao próprio meio em que se encontra o aluno fora de sala, ao passar manhãs, tardes e noites ao relevo, ao abandono em casa, com a companhia de outros que não são de 'boa índole'.
Um dos papéis mais importantes do professor é ensinar como esses alunos vão se comportar diante dos problemas na vida, como vão utilizar o conhecimento adquirido e de que forma vão colocar em prática o que foi lecionado em sala de aula para benefício da comunidade, da sociedade.
Um dos papéis mais importantes do professor é ensinar como esses alunos vão se comportar diante dos problemas na vida, como vão utilizar o conhecimento adquirido e de que forma vão colocar em prática o que foi lecionado em sala de aula para benefício da comunidade, da sociedade.
Matérias como: matemática e/ou português que eram consideradas “o bicho papão" hoje em dia são vistas com desprezos. O alunado não se dá nem a chance de tentar assistir uma aula, verdadeiramente, para tentar entender o conteúdo abordado, pois ele acho que a sua dificuldade já é enraizado, achando que não é capaz de assimilar determinado assunto.
Leia também:
Leia também:
Ao tentar elaborar uma aula com novas técnicas de ensino, usando a interdisciplinaridade, o alunado já se faz o seguinte questionamento “não preciso aprender isso". Talvez para ele obter uma nota razoável na prova e passando de ano letivo já está de bom tamanho.
O professor em sua sala tem que ser um mestre em obter atenção dos alunos, tem que está preparado para todos aqueles telespectadores. Manter seu foco e não deixar a monotomia imperar em seu âmbito de trabalho, pois a sua sala é seu palco. E através desse espetáculo é que ele obterá êxito. Professor, você é espelho que todos verão a sua frente!
Objetivos
Despertar no aluno um novo interesse a partir de novas dinâmicas;
Aumentar o índice de aprovação em provões;
Conscientizar o aluno do alto índice de desemprego.
Métodos abordados
Palestra;
Apresentação de slides;
Depoimentos de alunos, com tema “o por que, do não querer aprender";
Abrir uma espaço para o dialogo, entre alunos e o palestrante;
Didática do “eu quero aprender, eu posso aprender, eu vou aprender".
Conclusão
Uma das perguntas que geram bastantes polêmicas, é: por que você não quer aprender?
O objetivo principal desse nosso debate é fazer com que o próprio aluno reflita o porquê de não querer prestar atenção as aulas, e preguntar a si próprio se vale a pena continuar agindo desta forma, a qual não vai levá-lo a lugar algum.
Professor Hilton, Matemática.
Olá!
ResponderExcluirGostei desse tema.
Já tive vários alunos desse tipo, tive que "brigar até com os pais", pois tratavam mal os filhos, deixando-os dormirem fora de casa.
Sempre gostei de teatrinhos e dava o papel principal para o aluno desinteressado e olha que dava certo.
A criança para aprender não pode ser discriminada, tem que ser bem alimentada, ser amada e sentir-se parte boa e integrante na escola.
O amor é a chave do sucesso
Abraços
Lua Singular e Mundo dos Inocentes
Aprender é algo muito difícil e nos dias de hoje estão cada vez mais difícil O aluno precisa ser estimulado o tempo todo para o ensino, é necessário que o professor esteja sempre atento para abordar os conteúdos de forma que seus alunos não achem chato e se interesse por eles. claro que o uso de recursos não serão diariamente mas devem ser usado o máximo possível.
ResponderExcluir