Tabela Periódica - Jogos Digitais

PLANEJAMENTO DE AULAS
TABELA PERIÓDICA com JOGOS DIGITAIS

Sejam todos bem-vindos!

Você é meu aluno? Não. Então, se você não é meu aluno, aqui fica um esclarecimento, todas as atividades, metodologias e recursos didáticos tecnológicos mostrados nesta página fazem parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida para a confecção de uma dissertação e de um produto educacional de meu mestrado. Logo, pedimos a compreensão dos nossos leitores, que nos visitam, que não plagiem. Plagiar é crime. Além de atrapalhar os estudos de um trabalho que não é seu. Desde sempre, agradeço pela sua visita e compreensão!

Aos meus alunos: esta página é exclusiva para você (👨👩) interagir comigo e com seus colegas de sala, e para acompanhar todo o desenvolvimento das aulas em relação as diferentes abordagens que iremos trabalhar no conteúdo Tabela Periódica. Por aqui, antecipadamente, você saberá o que vamos estudar a cada aula, quais as ferramentas tecnológicas utilizaremos em nossos encontros, além de poder emitir sua opinião, de maneira espontânea, sobre nossas aulas, e principalmente, sobre a metodologia e recursos didáticos, os quais faremos uso durante este período.

Conforme combinamos, e também para melhor explorar o assunto, dividiremos o conteúdo Tabela Periódica em três parte: Histórico, Classificação e Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos. Então, vamos ao detalhamento das aulas:

PLANEJAMENTO DE AULAS

O conteúdo Tabela Periódica será dividido em três etapas: histórico, classificação dos elementos e propriedades periódicas dos elementos químicos. Para cada etapa serão empenhadas três aulas.

HISTÓRICO DA TABELA PERIÓDICA

- Primeiro encontro (uma aula: 45 min)

@ Aula expositiva (30 min) - nesta aula estudaremos sobre a construção de cada modelo, seus idealizadores e a evolução desses modelos na tentativa de agrupar os elementos, mediante suas características e semelhanças.
@ Atividade escrita (15 min) - resoluções de questões sobre o Histórico da Tabela Periódica, pesquisando no livro didático.

- Segundo encontro (duas aulas seguidas: 90 min)

@ Reapresentação sobre o histórico da Tabela Periódica (20 min).
@ Atividade lúdica (30 min) - utilizaremos um “Caça-palavra” digital. Esta atividade tem como objetivo familiarizar os nomes e características dos modelos da tabela e os nomes dos seus respectivos idealizadores.
@ Atividade investigativa (40 min) - para esta atividade trabalharemos com um jogo “Palavras-cruzadas” digital.

Links de acesso aos jogos digitais: Caça-palavras e Palavras Cruzadas.

Em todas as atividades desta etapa utilizaremos as mesmas fontes de pesquisas e trabalharemos em dupla.

CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

- Primeiro encontro (uma aula: 45 min)

@ Aula expositiva (30 min) - nesta aula estudaremos sobre a Classificação e Organização dos Elementos Químicos.
@ Atividades escrita (15 min) - resolução de questões de múltiplas escolhas.

- Segundo encontro (duas aulas seguidas: 90 min)

@ Reapresentação de Classificação dos Elementos (15 min).
@ Atividade lúdica (50 min) - utilizaremos dois jogos educativos digitais, o “Quiz Tabela Periódica e o Jogo dos Elementos I”.
@ Atividade escrita (25 min) - resolução de um questionário de múltiplas escolhas.

Links de acesso aos jogos digitais: Quiz Tabela Periódica e o Jogo dos Elementos I.

Durante as atividades vocês poderão utilizar as mesmas fontes de pesquisas, e trabalharão em dupla apenas na atividade lúdica, nas demais, individual.

PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

- Primeiro encontro (uma aula: 45 min)

@ Aula expositiva (30 min) - nesta aula abordaremos as Propriedades Periódicas dos elementos químicos.
@ Atividade escrita (15 min) - resolução de questões de múltiplas escolhas.

- Segundo encontro (duas aulas seguidas: 90 min)

@ Reapresentação sobre propriedades periódicas dos elementos químicos (15 min).
@ Atividade lúdica (35 min) - utilizaremos o jogo educativo digital “XeNUBi”.
@ Atividade escrita (25 min) - resolução de questões de múltiplas escolhas.
@Tempo destinado para debater e expor as considerações dos recursos trabalhos neste conteúdo (15 min).

Link de acesso ao jogo digital: XeNUBi (versão celular ou versão computador)

Durante as atividades vocês poderão utilizar as mesmas fontes de pesquisas, e trabalharão em dupla apenas na atividade lúdica, nas demais, individual.

Orientações:

1) Leia em seu livro a parte do conteúdo referente a aula do dia, anote e traga suas dúvidas para a aula presencial.
2) Evite chegar atrasado(a) à aula, principalmente em dias que utilizaremos os jogos digitais.
3) Se possível, traga seu celular para a aula com a bateria abastecida (carregada).
4) Veja se seu celular ainda possui espaço para baixar um aplicativo.
5) Informe-se a respeito das aulas lendo o planejamento de aulas e orientações.

Dica importante:

Caso queira se aprofundar ainda mais nos estudos sobre Tabela Periódica, recomendamos o acesso a mais de 80 recursos didáticos clicando em Tabela Periódica: diferentes abordagens.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato por e-mail, na aba no menu acima, ou abaixo nos comentários.

Desde já, meu muito obrigado!
Um mol de abraços, a todos!!!!

37 comentários:

  1. os jogos ajudaram na compreensão dos assuntos que foram estudado em sala.
    Filipe-EEPLAS
    Turma:1B
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  2. Fabrício 1°b escola eeplas

    Os jogos seriam mais fácil de todos aprenderem porque as aulas seriram mais dinâmicas.
    os jogo seriam bem melhor se os outros professores usassem os jogos.

    ResponderExcluir
  3. Os jogos que foram utilizados nesse período me ajudara demais a compreender o assunto ,foi muito inovador,e se tornou mais fácil de aprender o assunto,seria muito bom se outras disciplinas usassem esse método,pois foi uma forma divertida de aprender ( irivan turma 1b período :tarde victoria silva goulart )

    ResponderExcluir
  4. Amei!!!! muito bom ter aulas com jogos, trouxe algo inovador para a sala de aula. Parabéns!

    Raynnara - 1b (tarde) - EEPLAS

    ResponderExcluir
  5. AS AULAS FORAM BEM LEGAIS E BEM PRODUTIVAS E FORAM BEM INOVADORAS E FOI MAIS FÁCIL DE ENTENDER O ASSUNTO,E PODE SER MAIS FÁCIL DE ENTENDER O ASSUNTO DE TABELA PERIÓDICA

    Irivan:1B TARDE:Jefferson P.

    ResponderExcluir
  6. achei muito bom a importância dos jogos por que nenhum professor fez isso e seria bom se outros professores usassem jogos digitais e gostei muito dos jogos melhorou muito meu aprendizado.

    Ramon 1b tarde eeplas

    ResponderExcluir
  7. As aulas foram muito boas, não sabia quase nada do assunto agora já tenho uma base, o prof. chegou com um método diferente com jogos durante as aulas, gostei muito dos jogos, os exercícios,e as explicações foi maravilhosas



    Camila 1b tarde E.E.P.L.A.S / IRIVAN

    ResponderExcluir
  8. os jogos educacionais do conteúdo da tabela periódica,serviu muito para o meu aprendizado eu tive dificuldade , com á ajuda do aplicativo eu consegui aprende mais rápido e entender mais sobre a tabela periódica . os professor deviam usar mais o aplicativo em sala de aula.

    irivan- EEPLAS- 1B
    natany lauanda da silva.

    ResponderExcluir
  9. foi bom legal diferente a gente aprende muito mais... era ter mais assim aula de jogos ou algo do tipo queria que os professores fosse mais assim.

    ResponderExcluir
  10. Foi muito importante ter usado jogos, pois foi mais fácil entender o assunto e também diferente do método de ensino tradicional, foi mais dinâmico. Acho que aprender seria mais legal se os professores inovasse.


    Andreza-1 ano B- EEPLAS

    ResponderExcluir
  11. AS AULAS FORAM BEM LEGAIS E BEM PRODUTIVAS E FORAM BEM INOVADORAS E FOI MAIS FÁCIL DE ENTENDER O ASSUNTO,E PODE SER MAIS FÁCIL DE ENTENDER O ASSUNTO DE TABELA PERIÓDICA

    Jefferson-1b TARDE-E.E.P.L.A.S

    ResponderExcluir
  12. foi muito bom para o aprendizado pode utilizar as maneiras de utilizar jogos e computador...

    ResponderExcluir
  13. Apesar das aulas serem diferentes,ajuda no entendimento das aulas de química por conta de ser algo inovador os alunos fixam sua atenção no assunto aplicado em classe. Os professores que ainda não utilizam os jogos digitais deveriam adquirir a esse novo método de ensino.

    Aluno: Raelyson-1B EEPLAS

    ResponderExcluir
  14. AS AULAS FORAM MUITO BOAS E AJUDARAM A COMPREENDER O ASSUNTO TABELA PERIÓDICA

    WOSHIGNTON-1B-TARDE-E.E.P.L.A.S.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho importante por que ajuda a compreender o assunto pelo fato de usar maneiras diferentes para aprender sobre o assunto, eu tive mais facilidade para aprender usando os jogos. e acho que outros professores deveriam usar esses métodos para ensinar.

    Joel-1°B-EEPLAS

    ResponderExcluir
  16. foi bom legal diferente a gente aprende muito mais era pra ter mais aula de jogos ou algo do tipo... queria que os professores fosse mais assim....

    Hazel
    eeplas 1 b tarde

    ResponderExcluir
  17. foi muito bom para o aprendizado pode utilizar as maneiras de utilizar jogos e computador...

    maria
    eeplas 1 b tarde

    ResponderExcluir
  18. eu achei muito interessante porque foi uma aula diferente,porque normalmente só ficamos na sala escrevendo , o fato de podermos usar os jogos nos celulares e o uso do laboratório fez a aula ficar mais interessante e prendeu a atenção da maioria dos alunos . eu não tive nenhuma dificuldade com os assuntos , com certeza acho que os professores deveriam aderir esse modo de ensino

    Fernanda Victória - EEPLAS 1B tarde

    ResponderExcluir
  19. AJUDA MUITO O SER HUMANO PODEMOS NOS DIVERTIR,JOGANDO APRENDER COM O JOGO ISSO e muito legal show de bola quanto mais a pessoa joga mais tem vontade de jogar seria legal que nas outras matérias tivessem mais jogos assim.

    1 ano B - Thiffany - eeplas

    ResponderExcluir
  20. Os jogos utilizados são importantes pois aguçam o interesse dos alunos dessa geração e trazem dinâmica e inovação para a sala de aula.

    ResponderExcluir
  21. Vários dinâmicos que facilitam as aula principalmente esse ultimo jogo que jogamos.

    Everton Xavier - EEPLAS 1A TARDE

    ResponderExcluir
  22. Legal, me ajudou bastante a melhorar a compreensão do assunto e a rapidez de ensino.


    Hebert Araújo- 1A- EEPLAS

    ResponderExcluir
  23. sim ,eu queria que tivesse mais jogos nas outras aulas porque achei interessante e dinâmico e aprendi bastante com essa aula e eu queria mais aulas assim.
    1 ano A - Danielle -eeplas

    ResponderExcluir
  24. o uso dos jogos foi de grande importância porque ele ajuda na aprendizagem e na dinâmica das aulas.

    felipe-eeplas-1 ano a

    ResponderExcluir
  25. os jogos são melhores na compreensão, pois não são cansativos como as aulas na sala.
    Gilberto-1A-EEPLAS

    ResponderExcluir
  26. Os jogos ajudaram muito nas aulas e os jogos ajudaram para as aulas serem mais fáceis. E essas aulas ficaram menos cansativas.

    Eloisa - 1 ano A - EEPLAS.

    ResponderExcluir
  27. bom gostei muito muito mesmo . apendi e ainda me diverti estudando a tabela
    porque alem de descontrair um pouco do apreendimento das aulas e facilitou muitos as aulas
    de acordo com os dias foi ficando mas facil e divertido de se aprender
    os jogos foram amplos no meu conhecimento e na minha deologia

    Stephane 1a EEEPLAS

    ResponderExcluir
  28. sim,pois ajuda no aprendizado e inova as aulas.

    1 ano A - Bianca -eeplas

    ResponderExcluir
  29. São importantes pois aguçam o interesse dos alunos dessa geração e trazem dinâmica e inovação para a sala de aula.

    Victória - 1 ano A - EEPLAS.

    ResponderExcluir
  30. eu gostei muito por que foi uma coisa inovadora para a aula por que ajudou na minha aprendizagem.

    elias serie 1 A EPLAS

    ResponderExcluir
  31. POR QUE PODE MELHORAR NO APRENDIZADO DO ALUNO E MUITO DINÂMICO E EDUCATIVO E TAMBÉM QUERIA QUE AS OUTRAS DISCIPLINAS DEVERIAM ADERIR A ESSA DINÂMICA COM JOGOS.

    ALUNO PEDRO AUGUSTO SERIE 1A EEPLAS

    ResponderExcluir
  32. As aulas são mais divertidas e mais fáceis de entender o assuntos. outras aulas poderiam ser assim.

    Melissa Evelyn 1ano A- EEPLAS

    ResponderExcluir
  33. É BOM PORQUE ESTIMULA A MENTE,E MUDA A ROTINA DAS AULAS.

    GEOVANA-EEPLAS 1A

    ResponderExcluir
  34. BOM,EU GOSTEI MUITO DOS JOGOS,FOI UM POUCO DIFÍCIL MAIS ENFIM EU CONSEGUIR JOGA.FOI MUITO IMPORTANTE PARA A MINHA APRENDIZAGEM , O PROFESSOR POERIA PASSA MAIS VEZES O JOGOS , POR QUER ASSIM E MAIS RÁPIDO E MAIS SIMPLES DE NOS APRENDER.

    MARIA CAROLAINE -1a - EEPLAS

    ResponderExcluir
  35. COM ESSE APLICATIVO AS AULAS FICAM MAIS FACIES DE APREENDE.


    RIQUELMYR 1°A E.P.L.A.S

    ResponderExcluir
  36. Bom os primeiros jogos eram bem fácil, até que comecei a jogar o XENUBI, não fazia ideia de como jogar até que que pedi ajuda para o professor a partir daí eu fui aprendendo a jogar, todos jogos foram ótimos e eu tinha aprendido bem pouco agora com esse último eu aprendi bastante.

    Jhuly - 1A - EEPLAS

    ResponderExcluir
  37. Foi bom usar esses apps de jogos é bem mais fácil de entender, aprendi coisas legais e acho o uso desses jogos ajudou bastante a entender esses assuntos..

    karla Bruna 1 ano A- EEPLAS

    ResponderExcluir

@ Para dúvidas e/ou sugestões envie-nos um e-mail!
@ Seus comentários são reagentes para as nossas postagens!